A VERDADEIRA AMIZADE NOS LEVA AO ETERNO

A magnitude de uma verdadeira amizade consiste em não ter em si própria o seu fim, mas nos aponta para Deus

Ofereço este texto ao meu amigo Rafael e a todos os que são expressões do Amor de Deus na minha vida, em especial aqueles que estão sempre comigo nessa caminhada rumo ao Céu. Gratidão!

Em Cristo podemos compreender o sentido verdadeiro de uma amizade, assim como a verdadeira amizade nos faz comungantes com Cristo, pois “Quem teme o Senhor, orienta bem sua amizade.” Por isso já no início desse texto quero pedir a Graça Santificante do Divino Espírito Santo, para que Ele possa penetrar nossa alma e infundir nela a graça para reconhecermos os nossos verdadeiros amigos.
“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido num campo. Alguém o encontra, deixa-o lá bem escondido e cheio de alegria, vai vende todos os seus bens e compra aquele campo.” Nessa passagem das Sagradas Escrituras, de acordo com o ensinamento do Sagrado Magistério dos sucessores dos Apóstolos, Jesus nos apresenta o valor inestimável de seu Reino, onde ele diz que, quando conhecemos a Deus trocamos tudo o que temos, até mesmo os nossos bens materiais para alcançá-lo. Não que possamos comprar esse Reino, pois ele já nos foi alcançado pelo Sangue Redentor de Nosso Senhor, mas despojando de tudo aquilo que nos prende a este mundo e nos lançamos para liberdade que nos é garantida pela realidade da existência do Céu, este tesouro escondido.
Ser-nos-ia muito feliz meditarmos sobre essa temática do Evangelho, mas não é este o meu propósito ao apresentar essa passagem. Também nas Sagradas Escrituras têm outro texto importantíssimo, que diz assim: “Amigo fiel é poderosa proteção: quem o encontrou, encontrou um tesouro. Ao amigo fiel não há nada que se compare, pois nada equivale ao bem que ele é”. A Verdadeira amizade é de fato um tesouro, quando encontramos esse amigo é o próprio Espírito Santo quem nos convence disso.
Meus caros seríamos incoerentes se disséssemos que a Bíblia, que contém a Palavra de Deus está mentindo, pois diríamos que através dela o próprio Deus está mentindo. Se, como nos ensina Os Santos Padres, Jesus veio ao Mundo para realizar plenamente o Antigo Testamento; Se, suas palavras são para nos abrir caminhos, o que ele diz e que o Evangelista Mateus nos apresenta em seu Livro é e deve ser a Verdade que penetra nosso coração. A amizade verdadeira é esse Tesouro do qual Jesus fala no Evangelho, esse alguém somos nós cristãos, não cristãos, pois consciente ou inconscientemente a verdadeira amizade provém de Deus, mesmo que os envolvidos não sejam cristãos; Esse tudo que nós temos são os nossos projetos, os nossos sonhos, o nosso orgulho (disfarçado), nossa honra, pode, mas não necessariamente ser também algum bem material. “O amigo é melhor que a honra, e o ser amado, melhor que o ser honrado” , é melhor perdermos todas as honrarias deste mundo, para termos esse tesouro inestimável, que é a AMIZADE.
Para não ficarmos numa teoria infernal, só palavras bonitinhas, utópicas e nada mais, vamos passar para prática, porque senão ficará sem eficácia esse texto em nossas vidas. Um exemplo prático desses “bens” que abrimos mão é o nosso orgulho. Quantas vezes brigamos com nosso amigo, mas por sermos orgulhosos não temos a capacidade de trocar esse “bem”, que na verdade não é tão bem assim, mas vem mascarado como tal, por nossa amizade que é o tesouro verdadeiro. É preciso também que saibamos definir entre amigos, colegas e conhecidos. Jesus é o modelo disso, ele atrai a si uma multidão, escolhe setenta e dois discípulos, desses escolhe os doze apóstolos, dos doze escolhe Pedro, Thiago e João e dos três Ele escolhe João. Isso não quer dizer que Jesus excluía do seu amor os outros, mas ao amar de uma forma bem íntima João, Ele não se prende a João, mas se abre ao amor Universal.
Voltemos pra prática. Se não temos a maturidade para definir entre as pessoas com as quais convivemos, aqueles que são os nossos amigos, os nossos colegas e os nossos conhecidos. Não estou dizendo da “boca – pra fora”, estou apenas repetindo o que está em Eclesiástico 6, 6: “São números os que te saúdam, mas teu conselheiro, um entre mil”. Compreendemos então que há sim essa diferença, pois quem diz: “Eu amo todo mundo igualzinho. Pra mim todos são meus amigos!”. Desculpe-me ser sincero, mas se este é o seu caso, você não é amigo de ninguém. É impossível alguém dizer que ama igualmente aquele amigo que tem intimidade para contar todas as suas coisas, teus segredos, teus sofrimentos, assim como ama aquele colega de escola ou do trabalho que, no simples fato de você não fazer o trabalho com ele, faz birra como um infantil. Um dos maiores problemas que estamos vivendo hoje é o fato de as pessoas estarem perdendo e muitas nem tem personalidade; A falta de personalidade é capaz de atacar os nossos afetos, por isso vemos tantos que têm problemas afetivos.
Não existe verdadeira amizade quando nós não sabemos realmente quem somos, quando não somos homens e mulheres suficientemente para amarmos de verdade e para recebermos um amor sincero, não podemos usar de uma amizade para suprir nossas carências afetivas, psíquicas ou emocionais; Amizade também não é um êxtase para os nossos problemas, quando estamos com nossos amigos não pode e nem deve ser uma ilusão. Pra ser amigo é preciso ser pessoa.
O que vem a ser Pessoa? Isso quer dizer que, pra termos e sermos amigos não podemos esquecer daquilo que nós somos, a nossa personalidade não pode ser perdida e se vivendo uma amizade percebemos que ela tem sido, como que, excluída da situação precisamos rever os conceitos de nossa amizade. A verdadeira amizade tem o dom de ser instrumento de Deus para nos levar ao próprio e também para o nosso encontro conosco mesmo. Jesus deve ser o Centro de nossas amizades, ele é o grande exemplo de verdadeiro amigo, muitas vezes, assim como na última Ceia Ele vira para os apóstolos e diz: “Já nãos vos chamo servos, mas sim amigos”.
Na Pedagogia do Amor, de Jesus Cristo aprendemos como viver uma verdadeira amizade, com muita clareza Santo Tomás nos fala: “Qualquer amigo verdadeiro quer para seu amigo: 1) que exista e viva; 2) todos os bens; 3) fazer-lhe o bem; 4) deleitar-se com sua convivência; e 5) finalmente compartilhar com ele suas alegrias e tristezas, vivendo com ele um só coração ”.
A amizade nos enche de profunda gratidão ao Bom Deus, por ter sonhado com aquele que é nosso amigo, antes de tudo ser criado, Deus já havia pensando nessa amizade; “Não há bem maior do que dar a vida pelo irmão”, esse é o exemplo que Jesus nos deu, hoje precisamos entender que isso não significa apenas morrer, mas dar a vida pelo irmão no mundo em que vivemos é ser fiel, a fidelidade na amizade nos aproxima da fidelidade de Cristo.
“Não troques o amigo por dinheiro” . “Há amigo que é companheiro de mesa, mas que não persevera no dia da necessidade” . Amigo de verdade é aquele que está contigo na alegria e na tristeza, mas não podemos dar uma de ingênuos e ficar dizendo por aí que a maioria dos pseudo-amigos são aqueles que estão somente nos momentos de alegria, isso é uma obra do pai da mentira, satanás, pois também existem aqueles que se prestam a servir nos momentos difíceis para dizerem que são nossos amigos, mas na verdade não o são; O maior bem que podemos esperar em nossas amizades é o fato de ela ser verdadeiramente amizade e não alvo para saciar distúrbios psicológicos, afetivos e tantos outros mais.
Seguindo o Caminho de Jesus é possível ver a quantidade de pessoas que se achegavam a ele e também o quanto Jesus gostava de estar com eles, quando falamos então de Bethânia, lugar onde Jesus chorou a morte de seu amigo, onde tantas vezes Ele dormiu. É incrível meditarmos, quantas vezes Maria de Bethânia chegava de seu ‘programa’ e entrando em casa na pontinha do pé e lá estava Jesus, já acordado para orar e muitas das vezes ficavam ali até pela manhã conversando, sem acusá-la de seu pecado, sem obrigá-la a segui-lo, somente a amava. Nessa amizade, sem impor nada, sem apontar o erro para condenar, mas nunca sem deixar de pregar sobre tal situação, Maria aproveita do momento oportuno, pega aquele vaso de alabastro, que somente ele custava trezentas (denários) moedas de pratas, dez vezes mais do que o preço que Judas vendeu Jesus, e com o perfume que ali estava lava os pés de Jesus.
É magnânimo tal estupendo exemplo de amizade nesta passagem. Jesus e Maria, sendo amigo de Maria e nunca a tendo condenada, apenas a amava; Maria e Jesus, esse amor foi capaz de transformar o coração de Maria de Bethânia a ponto de transformar radicalmente a sua vida, aconteceu aquilo que na Teologia usa-se o termo grego “Metanoia” , que quer dizer literalmente mudança radical de mentalidade, ela que era voltada para o pecado, para prostituição vira-se radicalmente para Deus. Maria e Judas Iscariotes, diferente de Judas, Maria mesmo não andando com Jesus era sua amiga de verdade e Judas que estava ali e via de perto os sinais de Jesus não o era. Maria ao ser amada por Jesus volta-se para ele, troca o pseudo-tesouro do seu pecado, pelo tesouro de estar plenamente com seu amigo e para isso não se prende ao tesouro financeiro, este que ela havia conquistado com a seu corpo, e usa-o para simbolizar sua ligação com Jesus. Para os judeus lavar os pés era um gesto que o servo fazia para simbolizar sua ligação ao seu senhor, esse mesmo gesto é repetido por Jesus na última ceia. Judas e Jesus, por não ter intimidade com seu amigo e por isso não conhecer o coração de Jesus, Judas troca o seu amigo por trinta (denários) moedas de prata , preço menor do que o vaso de alabastro que Maria quebrou diante de Jesus.
Com isso podemos perceber que quem é amigo conhece o coração e não deixa que o dinheiro e tantas outras coisas passem por cima da amizade; Mas diferente do que não é amigo de verdade, esse é indiferente, não conhece o coração e por isso tem a capacidade de feri-lo, mas não uma ferida de amor, essa dor é capaz de levar a morte. Assim como a amizade de Jesus foi capaz de transformar a vida de Maria e de levá-la para o Céu, assim também nossa amizade verdadeira se torna ponte para nos levar e levar aos nossos amigos a Deus e levando-nos a Deus, conduz a união sincera, “A amizade entre as pessoas torna-se querida pelo vínculo suave que une muitas almas numa só” . Este é o sinal da amizade verdadeira, o Amor. “O amor não busca outro motivo e nenhum fruto fora de si; ele é seu próprio fruto, seu próprio deleite. Amo porque amo; amo para poder amar.”
A grande aventura da vida é se arriscar num verdadeiro amor. Precisamos sempre nos aventurar em arriscadamente amarmos os nossos amigos, pois o fim dessa aventura é a plena realização do amor, é Deus, é o Céu. Pela verdadeira amizade o Kairos, o Eterno penetra o Cronos, o nosso tempo e nos aproxima de Deus. Viva com toda força da sua alma suas amizades.
Confio a Virgem Maria Santíssima, Mater et Magistra e a São Pio de Pietrelcina, que roguem a Deus para que recebendo a graça do Divino Amor, Conduzidos pelo Belo Amado e Amados pelo Eterno Amante possamos levar com nossas amizades sempre mais pessoas para o Céu.
Amém

Valdeci Silva I. Junior

comentários
  1. Rafael disse:

    mto bom… ta melhorando hem!
    ta cheio de matéria bem interesante!
    abração

  2. Simone disse:

    Val, estou gostando de ver!!! Tem nos mostrados em suas santas matérias que sua vocação é chamado mesmo de Deus, pois vc demonstra conhecimento bíblico e amor ao Deus Altíssimo.
    Siga em frente e confie sempre nos palnos de Deus para sua vida!!
    Deus te abençoe meu grande amigo!!!

  3. luciana correia cordolino disse:

    por favor orem por mim,pela minha cura e libertação,pois o inimigo tem agido nas minhas emoções e nas minhas vontades,e com isso tenho tido ciumes,orgulho,inveja,medo de trabalhar e muitas vezes tenho pensamentos de suicidios.faço tratamento com psiquiatra e com o psicologo.HOJE MESMO TIVE ESSE MALDITO PENSAMENTO

  4. PEÇO ORAÇÕES PELA MINHA SAUDE, SAUDE DE MINHA FAMILIA , POR UMA GRAÇA ESPECIAL, POR UM EMPREGO E CONCURSO QUE IREI FAZER ,QUE EU ACEITE A VONTADE DE DEUS EM MINHA VIDA MUITO OBRIGADA

  5. Maria Betanea Barbosa Adelino dantas disse:

    Gostaria de escrever ao Padre Rufus…contandoum pouco da minha história de vida…e pedir libertação para aminha familia.

Deixe um comentário